O giro de estoques mede a liquidez do estoque. Quanto maior este índice, significa que mais rápido as vendas ocorrem, bem como: quanto menor, pode indicar que os produtos ficam muito tempo parados no estoque. Para avaliar o giro, é necessário ter índices de diferentes períodos para comparar. Há empresas que apresentam um giro com poucas oscilações mensais, enquanto que outras podem apresentar um giro muito alto em alguns meses do ano e praticamente nulo em outros. Como calculamos o índice de giro de estoque?
Soluções para a tarefa
O controle de estoque se trata de uma ferramenta bem importante para a organização, é com o auxílio dessa ferramenta que as organizações conseguem prever o quanto é necessário para comprar no próximo pedido ao fornecedor, além disso, ele fornece informações importantes que podem ser aplicadas nas vendas.
O intuito do controle de estoques é, simplesmente, otimizar o investimento nos estoques e aumentar o uso eficiente dos meios que a organização possui para minimizar o uso de capital de terceiros nas operações.
Para calcular o índice de giro de estoques usamos a fórmula:
GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS ÷ VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE
Bons estudos!
Resposta: (B) 29
Explicação:
Giro de estoque corresponde a quantidade de vezes em que um estoque está sendo consumido na sua totalidade em um período (um ano). Existe um cálculo básico para determinar a média de giro de estoque: Considere que, em uma empresa do segmento hortifruti, as vendas anuais somaram 580.000,00 e os investimentos em estoque nesse mesmo período somaram 20.000,00. A partir da fórmula para cálculo de giro de estoque, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a média de giro de estoque da empresa supracitada:
A) 32.
B) 29.ok
C) 30.
D) 19.