O gestor administrativo procura tomar decisões de modo que tragam resultados positivos às organizações. Neste sentido, os estudiosos evidenciam o processo decisório partindo de três fases, além de dois tipos de decisões as quais esse gestor vai se deparar no processo de tomada de decisão.
Considerando os estudos acerca do processo decisório, avalie as afirmações a seguir:
I. O processo decisório tem como etapa inicial analisar o problema ou a situação que demanda uma solução (decisão).
II. A última etapa do processo decisório é o julgamento e escolha da alternativa, ou seja, é a decisão tomada pelo gestor.
III. A fase seguinte à prospecção é a fase de concepção, ou seja, quando o gestor busca alternativas de solução para um problema/situação.
IV. As decisões podem ser programadas e não programadas. A primeira implica em lidar com situações/problemas rotineiros e habituais e a segunda refere-se a situações/problemas extraordinários.
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas da questão são a I, a II, a III e a IV.
O processo decisório é fundamental para que o gestor consiga determinar qual a melhor alternativa para uma questão e precisa ser bem elaborado.
Esse processo conta com as etapas de prospecção (análise do problema a ser solucionado), concepção (criação de alternativas para a solução daquela situação ou problema) e decisão (julgamento e escolha de uma das propostas).
Além disso, o processo decisório pode ocorrer de forma programada e não- programada.
Na fase programada as decisões são praticamente automáticas, rotineiras, referentes a assuntos triviais da organização.
Na fase não-programada há a ocorrência de situações não corriqueiras e que não será automatizadas, exigindo mais do decisor em termos de análise e de escolha de alternativas.
Espero ter ajudado!