O gerente de projeto deve ficar atento, pois o risco tem uma ou mais causas e, consequentemente, um ou mais impactos. Com isso, o gerenciamento do risco é imprescindível à execução do projeto.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019
Dessa forma, analise as afirmações sobre os riscos e o seu gerenciamento.
I – Riscos são condições incertas, que ao acontecer, sempre geram consequências negativas aos objetivos do projeto.
II – Uma das técnicas utilizadas para identificar os riscos é a análise SWOT. Essa técnica possibilita identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao projeto.
III – Para a realização de um bom gerenciamento dos riscos é ideal que o gerente construa uma lista destes, que descrevam causas, efeitos, eventos, bem como categorizem os riscos.
Alternativa 1:
I, somente.
Alternativa 2:
I e II, somente.
Alternativa 3:
I e III, somente.
Alternativa 4:
II e III, somente.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 4: II e III, somente.
Gostaria de pedir para que comecemos a INCLUIR O NÚMERO DA PÁGINA em que encontramos as repostas. Assim, quem estiver em dúvida pode ir até a página e comprovar por si mesmo.
Explicação:
I – FALSO, vide p. 225 do livro Gestão de Projetos. “O risco está relacionado a um evento incerto, que, em caso de ocorrência, provocará um efeito que pode ser positivo ou negativo nos objetivos do projeto, como escopo, cronograma, custo e qualidade (PMI, 2017).”
II – VERDADEIRO, vide p. 231 do livro Gestão de Projetos. “Analise SWOT: examina o projeto com base nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, sendo utilizada para aumentar a amplitude dos riscos identificados, incluídos riscos gerados internamente. Examina, também, o grau com que as forças da organização podem compensar as ameaças e determina se as fraquezas poderiam impedir oportunidades.”
III – VERDADEIRO, entendo ser o quadro 3 da p. 231 do livro Gestão de Projetos.