Contabilidade, perguntado por analisecontabilidade, 10 meses atrás

O gerente da empresa Pinheiro solicitou um empréstimo para capital de giro em um banco. O gerente do banco questionou a concessão do empréstimo, pois os indicadores econômico-financeiros apurados por meio das demonstrações contábeis denotavam incapacidade de pagamento pela empresa. Diante dessa situação, o gestor da empresa Pinheiro procurou o contador e o pressionou para refazer as demonstrações contábeis e melhorar os indicadores. A opção do contador foi alterar procedimentos contábeis de reconhecimento de receitas e despesas. Assim, antecipou o reconhecimento de algumas receitas de vendas de mercadorias e postergou o reconhecimento de provisão para férias e 13.o salário. Tais procedimentos alteraram o lucro do período, bem como melhoraram os indicadores de liquidez, o que possibilitou a obtenção do empréstimo pela empresa no mesmo banco. Com base na situação hipotética apresentada, elabore um texto dissertativo sob o ponto de vista do impacto da folha no resultado da empresa.

Soluções para a tarefa

Respondido por caroolinecorrea
10

Olá, tudo bem?

Os encargos trabalhistas no Brasil são elevados. Muitos estudiosos chegam a dizer que para cada R$ 1,00 de salário pago a empresa dispende mais R$ 1,00 em função de encargos trabalhistas.Os custos de um funcionário para uma empresa variam conforme o setor em que esta atua (comércio, indústria, serviço), pois, dependendo do ramo do negócio mais ou menos funcionários serão necessário para o bom andamento da empresa.

Independente disso, os encargos incidentes sobre a folha de pagamento, tais como FGTS (8%), férias, 13º salário, INSS patronal, dentre outros "abocanham" uma grande parcela dos rendimento da empresa. Fora todos este encargos as empresas ainda contribuem com vale refeição e vale transporte, mais uma parcela do rendimento destinada aos funcionários.

Considerando este cenário, entende-se como o adiantamento dos valores a receber e a postergação do reconhecimento das provisões trabalhistas pode ter impactado de forma tão significativa nos resultados de liquidez e endividamento da empresa.

Toda via, cabe destacar que o procedimento realizado pelo contador e pelo empresário foi antiético, pois, feriu os princípios da profissão contábil, assim como maquiou os resultados da empresa, que agora, possui mais uma obrigação além daquelas que já apresentava em suas demonstrações contábeis.

Assim, conclui-se que ajustes devem ser realizados na legislação trabalhista a fim de não onerar os empresários e nem trazer prejuízos para os funcionários, porém o caminho ético sempre deverá ser seguido.


Espero ter ajudado =D

Perguntas interessantes