O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. Esses processos ajudam a garantir que os recursos certos estarão disponíveis para o gerente do projeto e sua equipe na hora e no lugar certo. PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management Institute Inc., 2017. Nesse contexto, associe as duas colunas, relacionando a ferramenta à sua respectiva descrição. (1) Opinião especializada. (2) Estimativa bottom-up. (3) Estimativa análoga. (4) Estimativa paramétrica. (5) Análise de dados. ( ) Estima-se os recursos do projeto por meio de projetos anteriores semelhantes. ( ) Conta com a experiência dos indivíduos ou grupo de pessoas. ( ) Os recursos são estimados no nível de atividades e, depois, agregados ao pacote de trabalho. ( ) Para se chegar à quantidade de recursos necessários, são utilizados algoritmos ou estatística. ( ) Por meio de análise de alternativas, a fim de selecionar a melhor opção. A sequência correta dessa classificação é:
Soluções para a tarefa
A sequência correta dessa classificação é: 3, 1, 2, 4 e 5.
1- Opinião especializada - é realizada por um especialista com base na sua experiência profissional para estimar o tempo e o custo de um trabalho.
2- Estimativa bottom-up - o trabalho é decomposto em partes mais detalhadas e é realizada uma estimativa para saber o que é necessário para atender os requisitos em cada uma dessas partes, logo após, essas estimativas são agregadas na quantidade total do pacote de trabalho.
3- Estimativa análoga - compara projetos anteriores e parecidos para verificar se as estimativas podem ser reaproveitadas. é um tipo de opinião de especialista.
4- Estimativa paramétrica - realiza a coleta de dados unitários através das relações estatísticas para realizar a estimativa de custo e duração de um projeto, e também calcular diferentes cenários.
5- Análise de dados - transformar números em informações, e através da análise, realizar a escolha da melhor opção para a solução de um problema.
Espero ter ajudado!
Resposta:
CORRETA a Alternativa 3: 3, 1, 2, 4, 5.
Explicação:
Vide pp. 172 e 173 do livro Gestão de Projetos.
(3) Estimativa análoga. Estima-se os recursos do projeto por meio de projetos anteriores semelhantes.
A estimativa análoga utiliza dados ou atributos de projetos semelhantes realizados anteriormente. Por exemplo, os valores e atributos do escopo, custo, orçamento e da duração, a fim de utilizar como base para o projeto atual (PMI, 2017).
(1) Opinião especializada. Conta com a experiência dos indivíduos ou grupo de pessoas.
A opinião especializada está relacionado com a expertise de indivíduos ou grupos a partir da coleta de informações por meio de projetos semelhantes anteriores, informações do setor e métodos de estimativa de custos.
(2) Estimativa bottom-up. Os recursos são estimados no nível de atividades e, depois, agregados ao pacote de trabalho.
A estimativa bottom-up e um método que estima a duração ou custo do projeto, por meio da agregação das estimativas dos componentes de nível mais baixo da EAP, isto e, o pacote de trabalho e estimado com maior nível de detalhes especificados, em seguida os custos são sumarizados e agregados para o nível mais alto da EAP (PMI, 2017).
(4) Estimativa paramétrica. Para se chegar à quantidade de recursos necessários, são utilizados algoritmos ou estatística.
A estimativa paramétrica e uma técnica que utiliza dados históricos e parâmetro do projeto para calcular a estimativa de custos para o trabalho do projeto, por meio de uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis como metros quadrados de construção (PMI, 2017). Por exemplo: em um projeto de construção, se o recurso designado para a instalação de cabos e capaz de instalar 25 metros por hora, a duração necessária para a instalação de 1.000 metros e de 40 horas, logo, 1.000 metros divididos por 25 metros por hora (PMI, 2017).
(5) Análise de dados. Por meio de análise de alternativas, a fim de selecionar a melhor opção.
A análise de dados inclui: analise de alternativas e de reserva. A análise de alternativas permite que a equipe pondere vários recursos, como decisões de comprar ou alugar e utilização de ferramentas manuais ou automatizadas, a fim de determinar uma abordagem ideal para realizar o trabalho do projeto (PMI, 2017).