O geoprocessamento necessita de dados para que seja possível a obtenção de resultados. Alguns deles podem ser conseguidos por meio do processo de compilação de dados já existentes ou de contato via internet ou telefônico. No entanto, a maior parte desses dados deve ser coletado em campo, o que garante sua veracidade e continuidade quando necessário.
BAGGIO, J. M. Geoprocessamento aplicado a estudos ambientais. Maringá-Pr: UniCesumar, 2018.
Neste contexto, considerando os tipos de posicionamento utilizando receptores do sinal GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português) nas técnicas de coleta de campo, assinale a alternativa correta, que apresenta o tipo de posicionamento do GPS que requer que o usuário esteja com dois ou mais aparelhos receptores rastreando simultaneamente o mesmo grupo de satélites, podendo ser no mínimo dois satélites em comum.
Alternativas
Alternativa 1:
Posicionamento relativo.
Alternativa 2:
Posicionamento integral.
Alternativa 3:
Posicionamento absoluto.
Alternativa 4:
Posicionamento por ponto.
Alternativa 5:
Posicionamento por ponto preciso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA a Alternativa 1: Posicionamento relativo.
Explicação:
Vide p. 73 da Apostila - GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. “O posicionamento relativo requer que o usuário esteja com dois ou mais aparelhos receptores e que esteja rastreando simultaneamente o mesmo grupo de Satélites, podendo ser no mínimo dois satélites em comum”
Alternativa 1: Posicionamento relativo.
Os tipos de posicionamento fazem a utilização de receptores do sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS) para as técnicas de coleta de campo. Dessa forma, no posicionamento relativo, o usuário deve estar com dois ou até mais receptores em mãos para a realização do rastreamento de forma simultânea de um grupo de satélites.
Esse tipo de relacionamento é realizado por dois ou mais aparelhos receptores, um exemplo é o Sistema de Controle Ativo.
Bons estudos!