O genoma de uma célula contém em sua sequência de DNA a informação para fazer muitos milhares de diferentes moléculas de proteína e RNA. Uma célula normalmente expressa somente uma fração dos seus genes, e os diferentes tipos de células em organismos multicelulares surgem porque diferentes conjuntos de genes são expressos.
ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J. D. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010 (adaptado).
Considerando o fragmento acima e os principais tipos de regulação da expressão gênica, analise as afirmativas a seguir.
I. A acetilação e metilação das histonas possuem destaque nos processos de ativação da cromatina para transcrição.
II. Os microRNAs são uma classe de pequenos RNAs que podem interagir com o mRNA causando aumento na transcricao.
III. Os fatores de iniciação da tradução são submetidos à fosforilação por proteínas cinases. As formas fosforiladas são mais ativas e provocam aumento da tradução na célula.
IV. Os efeitos de hormônios esteroides, da tireoide e retinoide são exemplos conhecidos de modulação de proteínas regulatórias em eucariotos, por meio da interação direta com sinais moleculares.
V. A forma mais condensada da cromatina, chamada de eucromatina, atribui-se a inativação da transcrição, impossibilitando acesso aos sítios de início da transcrição. Já a forma menos condensada, heterocromatina, atribui-se quando a transcrição é capaz de ser ativada.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
2
Explicação:
Perguntas interessantes