) O genocídio que teve lugar em Ruanda, assim como a guerra civil em curso na República Democrática do Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no Sudão, revelam uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse estado de coisas deve-se, em parte, *
a) às diferenças ideológicas que perpassam as sociedades africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os adeptos do planejamento central.
b) à intolerância religiosa que impede a consolidação dos estados nacionais africanos, divididos nas inúmeras denominações cristãs e muçulmanas.
c) aos graves problemas ambientais que produzem catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a fome, a violência e a miséria em todo o continente.
d) à herança do colonialismo, que introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das sociedades locais.
e) à globalização que permitiu um grande crescimento econômico da região e à cobiça das potências estrangeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta: Está correta a letra d.
Isso porque o colonialismo presente em todo continente africano durante décadas pode ser a explicação para o ocorrência de tamanhas guerras civis até a atualidade, sendo um continente que apesar de rico diante de grandes fatores naturais, apresenta levados índices de pobreza, fome, desnutrição e doenças em elevado grau de desenvolvimento.
Assim, as nações expansionistas e colonizadoras têm elevado grau de culpa diante da posição exploratória e invasiva.
goncalvesbugerlelian:
obgd
Respondido por
0
Resposta: Letra
(D)
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás