O genes ABO se localizam no braço longo do cromossoma 9. Esses genes codificam a produção de duas enzimas glicosiltransferases A e B. A transferase A (1,3 N acetilgalactosaminil transferase), adiciona o açúcar N acetil galactosamina e produz o antígeno A; e a transferase B (1,3 galactosil transferase), adiciona a galactose e produz o antígeno B num substrato precursor na membrana da hemácia, o antígeno H. O gene O não produz transferase ativa.
A tipagem sanguínea consiste na determinação dos grupos sanguíneos, que se caracterizam pela presença ou ausência de determinados antígenos na membrana eritrocitária. As técnicas mais conhecidas de tipagem sanguínea utilizam lâmina, tubo ou, mais recentemente, microplacas comerciais. Na prática transfusional, é necessário que haja compatibilidade principalmente no que diz respeito aos sistemas ABO e RhD, a fim de evitar reações que podem culminar com a morte do receptor.
A prova direta, consiste em colocar em contato soros‑teste conhecidos – com glóbulos vermelhos a serem testados, para identificar a presença ou não dos antígenos A e B. Assim, serão definidos os grupos sanguíneos: A, B, AB e O.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I. Aglutinação com anti-A e anti AB e ausência de aglutinação com anti-B, paciente do grupo sanguíneo A.
II. Aglutinação com os 3 anti-soros, anti-A, anti-B e anti-AB, paciente do grupo sanguíneo O.
III. Ausência de aglutinação, paciente do grupo sanguíneo AB.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I e II, apenas.
b.
I, apenas.
c.
III, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
II, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
I. Aglutinação com anti-A e anti AB e ausência de aglutinação com anti-B, paciente do grupo sanguíneo A.
Explicação:
Perguntas interessantes