O gênero, o autor, o título e muitos outros índices nos informam o que é possível que encontremos em um texto. Assim, se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada Viagem ao Céu, é previsível que encontraremos determinados personagens, certas palavras do campo da astronomia e que, certamente alguma travessura acontecerá. A respeito do texto acima, e considerando as características da estratégias de leitura de antecipação, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas. O título Viagem ao Céu tem suas particularidades que permitem o leitor captar o que não está dito de forma explícita. PORQUE O leitor consegue prever o que ainda esta por vir sem que a falta de informações prejudique a compreensão. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira. b. As asserções I e II são proposições falsas. c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira. e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
A alternativa E) é a correta.
O leitor não consegue prever o que está por vir, ele pode ter uma pequena ideia do tema do texto, e já pressupor o conteúdo, a não prever corretamente.
O título Viagem ao Céu tem suas particularidades que permitem o leitor captar o que não está dito de forma explícita, e durante a leitura, ele vai encaixado todas as falas do texto e ligando ao tempo, completando o sentido final dele.
Espero ter ajudado!
Respondido por
46
Resposta:
A resposta correta é a d
Explicação:
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
Perguntas interessantes