O gás perfeito é um modelo idealizado que representa bem o comportamento dos gases em certas circunstâncias e não tão bem em outras. Os desvios não são muito grandes no caso de pressões moderadas e temperaturas não muito próximas daquela em que o gás se liquefaz.
Com relação aos gases perfeitos, complete as lacunas da sentença a seguir:
Os desvios do comportamento do gás perfeito obedecem à equação PV = nRT, onde a razão PV/nT é lançada em gráfico em função de P e em várias temperaturas. No caso de um gás perfeito, esta razão é ____________, mas no caso de gases reais, ela varia cada vez mais, à medida que a temperatura ____________. Para temperaturas suficientemente ____________ e pressões suficientemente ____________, esta razão aproxima-se do valor R do gás perfeito.
Agora, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
a. Constante, diminui, altas, baixas.
b. Variável, diminui, altas, baixas.
c. Constante, aumenta, altas, baixas.
d. Constante, diminui, baixas, altas.
e. Variável, aumenta, altas, baixas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
a. Constante, diminui, altas, baixas. Corrigido ava
Respondido por
17
a. Constante, diminui, altas, baixas.
A equação PV = nRT resulta nos desvios do comportamento do gás perfeito, em que a razão dada por PV/nT pode ser lançada em um gráfico de função P e em diversas temperaturas.
Ao considerarmos um gás perfeito, a razão PV/nT é constante, mas quando considera-se casos de gases reais, a razão pode apresentar variação conforme a temperatura diminui. Em temperaturas altas o suficiente e pressões baixas o suficiente, tal razão pode se aproximar do valor R equivalente ao gás perfeito.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás