Biologia, perguntado por fcdsf, 1 ano atrás

O gás oxigênio é transportado no sangue ligado à hemoglobina, uma substância vermelha presente nos glóbulos vermelhos no sangue. Uma análise de sangue, em laboratório, revelou que uma pessoa que vive nua cidade praiana tem 15 gramas de hemoglobina em cada 100 mL de sangue e que outra que vive nas altas montanhas dos Andes peruanos tem 20 gramas de hemoglobina em cada 100 mL de sangue. Proponha uma possível explicação para a diferença observada.

Soluções para a tarefa

Respondido por dudeseixas
391
Uma vez que a uma pessoa vive em uma cidade de elevadas altitudes, o ar é consequentemente mais rarefeito que uma região litorânea ,por exemplo, assim a difusão do oxigênio do ar para o organismo será bem mais lenta e por esse motivo, os glóbulos vermelhos serão produzidos em maior quantidade, para suprir a necessidade O2 do organismo.
Respondido por aalvesluu17
10

A diferença entre a quantidade de hemoglobina dessas suas pessoas analisadas tem relação com a quantidade de oxigênio disponível na região, uma vez que, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica. A consequência disso é que o ar em atitudes maiores é mais rarefeito, ou seja, o ar tem uma densidade menor, consequentemente, tem menos O2 disponível.

O2 versus altitude

Como o oxigênio livre em regiões altas tem menor densidade, o organismo procura alguma alternativa para que isso não prejudique a sua plena funcionalidade, já que, a difusão e trocas gasosas são mais lentas, quando comparado com uma pessoa que vive em regiões a altura do mar.

Dessa forma, o organismo faz com que a produção dos glóbulos vermelhos seja maior, como forma de suprir a falta de O2 que estaria presente no ar, e com a produção destes glóbulos, significa maior quantidade de hemoglobina também, já que esta substância é responsável pela cor vermelha do sangue.

Leia mais sobre O2 e hemoglobina: https://brainly.com.br/tarefa/6431343

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes