Química, perguntado por arielprado543, 2 meses atrás

O gás nobre argônio foi descoberto em 1894.O nome do grego inativo é a alusão à sua baixa tendência de reagir quimicamente.O isótopos natural mais abundante é o argônio-40,isto é, com o número de massa 40. Quantos prótons, nêutrons e elétrons apresenta esse átomo quando está eletricamente neutro?

Soluções para a tarefa

Respondido por pamqueca
0

O Argônio é um elemento químico, de símbolo Ar, que, quando eletricamente neutro, apresenta 18 prótons, 18 elétrons e 22 nêutrons.  

Argônio

Isótopos são átomos que possuem mesmo número de prótons (isto é, mesmo número atômico). Átomos eletricamente nêutrons são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons.

Podemos calcular a massa de um átomo por meio da soma de seus prótons e nêutrons. Ao consultar a tabela periódica, identificamos que o número atômico (de prótons) é 18.

Por se tratar de um elemento eletricamente neutro, também concluímos que o número de elétrons é 18. Sabemos pelo enunciado que a massa é 40 e, por ela, conseguimos chegar ao resultado dos nêutrons (este é a diferença entre massa e prótons).

Entenda mais sobre números atômicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2482210

Perguntas interessantes