Química, perguntado por Olaviomendes81541, 3 meses atrás

O gás nobre argônio foi descoberto em 1894. O nome do grego "inativo", é alusão a sua baixa tendência de reagir quimicamente. O isótopo natural mais abundante é o argônio-40, isto é, com o número de nada 40. Quantos prótons, nêutrons e elétrons apresenta esse átomo quando está eletricamente neutro ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nayanialvesr
24

O gás nobre argônio, quando os átomos desse elemento encontram-se eletricamente neutros, apresentam 18 prótons, 22 nêutrons e 18 elétrons.

Elementos químicos

Os gases nobres são aqueles que consistem em elementos que apresentam a camada de valência completa, e, por esse motivo, são difíceis de reagir com outros elementos. O argônio-40, portanto, consiste em um exemplo de gás nobre, o qual apresenta massa atômica de 40 u.

Considerando que o número atômico do elemento argônio é 18, é possível afirmar que, quando ele se encontra eletricamente neutro, ele apresenta 18 prótons e 18 elétrons. Em relação aos nêutrons, é correto dizer que ele apresenta 22 nêutrons, pois esse número resulta da diferença da massa atômica pelo número atômico (40 - 18 = 22).

Outra questão sobre gases nobres:

https://brainly.com.br/tarefa/2969530

Anexos:
Perguntas interessantes