o gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. pode ser obtido a partir da decomposição térmica do nitrato de amônio à 190°c e liberando calor ao meio, conforme reação 1. esta reação não é uma reação direta e ocorre segundo as etapas i, ii e iii. determine e assinale a alternativa correta que contém o valor da quantidade de energia, kj, liberada na obtenção do gás hilariante. * 1 ponto a) + 74,6. b) – 48,6 c) – 36,8. d) + 68, 9. 02. na rotina diária existentes em laboratórios e no meio ambiente, há reações químicas que são espontâneas e outras consideradas não espontâneas. um exemplo de reação espontânea são as reações que envolvem combustão, pois após ser iniciada, enquanto houver combustível para ser consumido ou até que todo o oxigênio acabe, ela continuará. a espontaneidade de uma reação é dada pela equação de gibbs-helmholtz: ∆g = ∆h – t. ∆s. sobre a equação de gibbs-helmholtz são propostas as seguintes afirmativas e na sequência, assinale a alternativa correta: * 1 ponto a) i e v. b) ii e iii. c) iii e iv. d) iii e v.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá
A quantidade de energia liberada é igual a 36,8 kJ (Alternativa C).
Em uma reação química temos a quebra de ligações dos reagentes para formação das ligações dos produtos, o que envolve ganho ou perda de energia, o qual pode ser avaliado pela variação de entalpia da reação (ΔH).
Quando essa variação é negativa temos uma reação exotérmica e quando é positiva, temos uma reação endotérmica. Como descrito, a reação de decomposição do nitrato de amônio é exotérmica, logo, seu ΔH é negativo.
O mesmo pode ser calculado por:
ΔH = Hprodutos - Hreagentes
Assim, usando a entalpia das reações I, II e III, temos que:
ΔH = 81,5 + (-483,2) - (-364,9)
ΔH = -36,8 kJ
Espero ter ajudado!
Anexos:
Perguntas interessantes