Química, perguntado por tomejohnjonas, 10 meses atrás

o gâs de cozinha usado em Moçambique é?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunorenandearaujo
0

Moçambique passa a produzir gás de cozinha
Publicado: Quinta, 02 Junho 2016 00:00 | Email | Acessos: 2014
MOÇAMBIQUE poderá reduzir substancialmente as importações de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) ou gás de cozinha, na sequência da construção em Inhassoro, na província de Inhambane, de uma fábrica de processamento de petróleo leve recentemente descoberto nesta região.

Para a viabilização deste empreendimento, o Governo aprovou no início deste ano o Plano de Desenvolvimento do Contrato de Partilha de Produção da Sasol, que, para além do GPL, integra também o petróleo líquido e gás.

O plano prevê o desenvolvimento faseado de novas fontes de hidrocarbonetos, que, segundo responsáveis da Sasol, vão ajudar a impulsionar o crescimento de Moçambique e da África Austral.

Este projecto é visto como sendo estratégico pelo facto de, neste momento, Moçambique estar dependente exclusivamente de importações, ficando exposto às oscilações do mercado internacional do gás, aliado ao facto de o país não dispor de grandes capacidades de armazenamento.

Para a concretização da primeira fase do empreendimento, a Sasol propõe-se a investir 1,4 bilião de dólares norte-americanos.

John Sichinga, vice-presidente sénior da Sasol, explicou que a empresa está concentrada em trabalhos de perfuração para o desenvolvimento das camadas geológicas com vista à sua exploração de forma segura e sustentável.

“A utilização de infra-estrutura existente na área permite o uso seguro e eficiente dos recursos. Também o desenvolvimento em parcelas dos reservatórios complexos é uma abordagem prudente que estamos a realizar para a redução de incertezas quanto aos recursos do subsolo existentes e maximização do valor total do projecto”, disse.

Ainda de acordo com a fonte, durante esta fase inicial serão perfurados treze poços e as instalações de produção de petróleo e GLP estarão situadas próximo da central de processamento existente em Temane, também no distrito de Inhassoro.
Respondido por lauraaxda
0

O gás de cozinha mais utilizado no Moçambique é o butano. Contudo, a principal fonte de energia para cozinhar dos moçambicanos é o carvão.

Gás de cozinha

O gás de cozinha é o nome popular de uma mistura feita com o gás butano, que é um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem odor), muito inflamável. O butano é obtido por meio do aquecimento do petróleo e do gás natural. Sendo ele um derivado do petróleo e, trata-se de uma fonte de energia não renovável (não se renova facilmente na natureza) e deve ser utilizado com prudência.

Devemos ressaltar, porém, que o carvão mineral quando queimado emite gases poluentes na atmosfera, que são ainda mais tóxicos para o ser humano quando a queima é feita em ambientes fechados. Tanto a extração quanto a utilização do carvão mineral provocam impactos ambientais negativos.

Saiba mais sobre energias renováveis aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/51107752?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes