Biologia, perguntado por cj2503, 10 meses atrás

"O gás carbônico produzido nas cèlulas musculares da perna de um atleta é eliminado pela expiração. Explique como isso acontece."
AJUDAAAAAAA

Soluções para a tarefa

Respondido por rickbarbosa13
270
Todas a células utilizam liberam como resíduo o CO2 por meio da respiração celular. Quando esse gás é liberado na célula, através de sucessivas difusões o gás entra na corrente sanguínea. Esse gás é transportado primordialmente pelo plasma sanguíneo. Essa “mistura” de gás carbônico +sangue dar-se o nome de sangue venoso(rico em CO2). Ele chegará ao coração pelas veias cavas e direcionado aos pulmões, onde haverá uma hematose(processo biológico onde há troca de gás por difusão simples). Em suma, ao mesmo tempo que chega O2 pelos pulmões(mais especificamente nos alvéolos pulmonares), saem inúmeras moléculas de CO2, ambos por processo que se chama hematose!

marcoTDL: obg
Respondido por marigiorgiani
158

Esse gás carbônico é eliminado na expiração após chegar aos pulmões pelas artérias pulmonares e sofrer a hematose nos alvéolos.

Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório e é neles que estão contidas as estruturas responsáveis pela hematose, que é a troca gasosa.

O gás carbônico produzido nos tecidos chega aos pulmões pelas artérias e arteríolas pulmonares, e é difundido para os alvéolos a fim de ser eliminado ao meio externo. Já o oxigênio que entra pela respiração difunde-se dos alvéolos para o sangue, promovendo a oxigenação das hemácias.

Esse sangue arterial será levado ao coração pelas veias pulmonares, entrando no lado esquerdo. A partir da sístole ventricular, ele será impulsionado por todo o corpo para que haja oxigenação dos tecidos.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/20542074

Anexos:
Perguntas interessantes