Biologia, perguntado por rubirtaellenis, 9 meses atrás

o gás carbônico pode ser prejudicial para uma pessoa que dorme em ambiente fechado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Evadiasfolhadacosta
45

Resposta:

Em média, oito em cada dez pessoas responderia que “sim” à esta questão. Já faz parte do senso comum, trata-se de um tipo de informação que percorre gerações. A maioria das pessoas acredita que realmente faz mal dormir com plantas dentro do quarto, e a explicação, na maioria das vezes, parece ser óbvia.

Como durante a noite, devido à ausência de luz, as plantas diminuem o processo de fotossíntese, a taxa de respiração é mais elevada, consequentemente (por estarem respirando) as plantas aumentam o nível de gás carbônico e fazem diminuir o nível de oxigênio dentro do quarto. Essa conclusão se fundamenta no fato de que algumas pessoas, ao dormirem com plantas dentro do quarto, sentem uma sensação de falta de ar, garganta seca, fadiga ou náuseas.

Mas será que realmente faz mal dormir com plantas dentro do quarto, ou trata-se de mais um dos muitos mitos que rodeiam o senso comum?

E se é verdade, será pelo motivo apresentado?

Pensem um pouco…

Uma pessoa normal consome ao respirar em média vinte vezes mais oxigênio que uma planta. Portanto, libera cerca de vinte vezes mais gás carbônico que uma planta. Logo, se a explicação apresentada para o problema fosse verdadeira, seria muito mais prejudicial dormir com outro ser humano no quarto do que com uma planta (dependendo da pessoa pode ser muito pior mesmo).

Este argumento apesar de desbancar a explicação proposta para o problema de dormir com plantas no quarto, não responde à pergunta: faz mal dormir com plantas dentro do quarto fechado?

A verdade é que dormir com plantas dentro do quarto realmente não é muito recomendável. Mas o motivo não é porque elas respiram durante a noite e podem competir pelo oxigênio. Espero ter ajudado

Respondido por Danas
0

Sim, e muito. O gás carbônico em um ambiente fechado acaba ocupando espaço que deveria ter oxigênio, dessa forma uma pessoa nesse espaço acaba inspirando menos oxigênio e aumentando a pressão de dióxido de carbono no seu corpo e desenvolvendo mudanças de pH nos tecidos.

Perigos de dormir com a cabeça coberta

Dormir com a cabeça coberta leva a riscos como a asfixia, principalmente em ambientes fechados. Com as vias aéreas cobertas, a respiração fica prejudicada e a concentração de CO2 aumenta ainda mais.

Venha estudar mais sobre dióxido de carbono

https://brainly.com.br/tarefa/1959344

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes