O gás butano C₄H₁₀ pode queimar completamente no ar (use O₂ (g) como reagente), formando o gás dióxido de carbono e vapor de água. Escreva a equação balanceada para essa reação de combustão.
Me expliquem também como faz esse balanceamento passo-a-passo, por favor.
Soluções para a tarefa
Para começar coloque os reagente (butano e oxigênio) e os produtos água e dióxido de carbono:
C₄H₁₀ + O₂ ⇒ CO₂ + H₂O
Para balancear, comece sempre balanceando a quantidade de carbonos.
Veja que o butano tem 4 carbonos, então ele formará 4 moléculas de CO₂:
C₄H₁₀ + O₂ ⇒ 4.CO₂ + H₂O
Em segundo lugar você vai balancear os hidrogênios, perceba que tem 10 hidrogênios no butano e que cada molécula de água (H₂O) tem 2 hidrogênios. Assim, basta multiplicar a molécula de água por "5" para completar os 10 hidrogênios no produto. Desse modo:
C₄H₁₀ + O₂ ⇒ 4.CO₂ + 5.H₂O
Por último vc vai balancear o Oxigênios.
No produto perceba que exitem 8 oxigênios do (4.CO₂) e 5 oxigênios da água, totalizando 13 Hidrogênios, enquanto no reagente você tem apenas 2 (O₂). Nesse caso veja que não é possível balancear multiplicando por um número inteiro, pois o número de hidrogênios no produto é impar. Assim, você tera que encontrar um número em forma de fração para igualar os dois lados. Nesse caso perceba que se dividir os 2 hidrogênios do reagente e multiplicarmos por 13, totalizariam 13 carbonos. Ou seja o número que deve ser multiplica nos oxigênios será o (13/2 x O₂) pois 13 x 2 será 26 e dividido por 2 será 13 Oxigênios.
Assim a equação global balanceada será:
C₄H₁₀ + 13/2 O₂ ⇒ 4.CO₂ + 5.H₂O