O GAROTO SAUL VINHA CAVALGANDO EM GRANDE VELOCIDADE QUANDO, DE REPENTE, O CAVALO SE ASSUSTA COM UMA COBRA E PARA BRUSCAMENTE. O POBRE DO GAROTO, ¨PASSA DIRETO¨ ( VOA POR CIMA DO CAVALO) E CAI NO CHÃO. O PROF. RENATO BRITO PERGUNTA: O MOTIVO PELO QUAL SAUL ¨VOA POR CIMA DO CAVALO¨ É
MAIS BEM EXPLICADO POR QUAL LEI
A) CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
B) SEGUNDA LEI DE MENDEL
C) LEI DE SNELL
D) PRIMEIRA LEI DE NEWTON - INÉRCIA
E)TERCEIRA LEI DE NEWTON - AÇÃO E REAÇÃO
Soluções para a tarefa
Explicação:
Olá, para resolvermos esta questão precisamos relembrar alguns conceitos de Leis de Newton.
A Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia diz que:
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
Em outras palavras, o garoto Saul "passou direto" ao cavalo parar bruscamente pois ouve a aplicação do Princípio da Inércia. O cavalo, e consequentemente Saul, vinham a uma grande velocidade e ao pararem fortemente, o garoto permaneceu em movimento uniforme, na mesma velocidade que estava anteriormente.
Se fizermos um paralelo, foi para situações como esta que criaram o cinto de segurança, já que o corpo seria "freado" junto do carro, não permitindo que a pessoa tendesse a continuar seu movimento constante.
Resp.: Alternativa D (Primeira Lei de Newton - Inércia)
Obrigado.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A alternativa correta é a letra a) Primeira lei de Newton – Inércia.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante salientar que estamos debatendo sobre a Primeira Lei de Newton (que também é conhecida como Lei da Inércia ou Princípio da Inércia) e a mesma apresenta fontes sólidas que um corpo parado tende a permanecer daquela forma até que uma força específica o tire daquela condição.
Portanto, um corpo em equilíbrio é um corpo onde a força resultante que atue nele será igual a zero, logo Fr = 0. E sob essa perspectiva, vemos que um movimento retilíneo uniforme possui aceleração igual a zero, e dessa forma acaba se tornando um corpo em repouso (porque para que o mesmo consiga aceleração é necessário que uma força externa acabe projetando sobre ele).
Explicação: