O garoto gosta de biologia e, de pronto, identificou no quintal alguns exemplos de associações interespecíficas: as orquídeas, fixas ao tronco da árvore, apresentam raízes com micorrizas e, nesse mesmo tronco, são observados alguns liquens. Que associações interespecíficas são identificadas nesses exemplos? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Orquídeas: comensalismo (epifítismo), pois ela usa a planta hospedeira apenas para se fixar, sem causar a ela nenhum prejuízo;
Raízes micorrizas: protocooperação, pois ambas se beneficiam;
Líquens (associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias): mutualismo, um organismo não vive sem o outro.
Explicação:
Resposta:
Orquídeas e árvores: epifitismo. Relação ecológica na qual um organismo vive dentro ou acima de outro, sem prejudicá-lo. As orquídeas são beneficiadas pela maior luminosidade.
Raiz e micorrizas: mutualismo Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade.Os fungos aumentam a superfície de abosorção da raiz e recebem o alimento da planta.
Liquens: mutualismo Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade. As algas realizam fotossíntese, fornecendo alimento aos fungos; estes, por sua vez, protegem e hidratam as algas.