O garoto disse "legal", mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês pra garotada se interessar. De acordo com esse texto, o garoto decide brincar com a bola. Escolhe assistir a televisão. Gosta de brincadeiras antigas. Prefere jogar videogame
Soluções para a tarefa
A alternativa que pode substituir corretamente a palavara grifada (mas) é a b) Contudo.
O que são conjunções e para que servem
Conjunções são palavras utilizadas para unir duas ou mais orações ou palavras. As conjunções são divididas em subordinativas e coordenativas, e cada uma dessas classificações ainda possuem subdivisões, dadas conforme a estrutura e o sentido que adotam.
- Conjunções coordenativas: ordenam duas orações em conjunto, embora não necessariamente precisem estar juntas, ou seja, são orações independentes.
- Conjunções subordinativas: acontece quando a conjunção liga duas orações e uma depende da outra para ser entendida, ou seja, quando uma oração subordinada à outra.
No frase em questão, a palavra mas trata-se de uma conjunção coordenativa adversativa, que é uma subdivisão das conjunções coordenativas. Nesse caso, a conjunção estabelece uma relação de oposição entre as orações ou os termos conectados. Alguns exemplos de conjunções adversativas são: mas, porém, contudo e todavia.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. A bola. Comédias da vida privada; edição especial para as escolas. Porto Alegre: L&PM, 1996. P. 96-7.
Em O GAROTO DISSE "LEGAL", MAS NÃO DESVIOU OS OLHOS DA TELA, a palavra grifada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:
a) Pois
b) Contudo
c) Já que
d) Uma vez que
Aprenda mais sobre conjunção em: https://brainly.com.br/tarefa/53029299
#SPJ4