O futuro é dos pirralhos A tendência para negligenciar a capacidade intelectual e de mobilização dos mais jovens marcou a História desde os primórdios da Humanidade até aos anos 1950. Provavelmente por isso, ou na sequência do fim dessa realidade que durante séculos serviu de travão ao arrojo e ao risco, o Mundo avançou tanto nos últimos 30 anos como nos dois mil anteriores. Perante o que me parece uma evidência, surpreende-me que tanta gente se preocupe mais em achincalhar do que em compreender novas tendências, preocupações e projetos de um futuro diferente para melhor. A onda de reprovação que envolveu Greta Thunberg nos últimos meses insere-se neste quadro de negação, de complexo de avestruz que, de forma mais aberta ou dissimulada, vai marcando muitos discursos, da Imprensa à política. Depois de Donald Trump, a imitação barata brasileira, Jair Bolsonaro, chamou “pirralha” à jovem ativista sueca, classificação que, admito, deve merecer aprovação junto de um conclave de líderes mundiais populistas cujo enquadramento ideológico, a existir, representa um recuo de cem anos. O estilo de Greta Thunberg não me seduz. Mas isso não me impede de perceber que representa, provavelmente, milhões de jovens por esse mundo fora, e que, sem filtros, como quase todos os adolescentes, atira para a discussão verdades que mais ninguém consegue dizer a uma classe política estagnada e egoísta cujo filão programático se esgota nas bíblias da alta finança. Tivessem os políticos a capacidade mobilizadora da adolescente sueca, e um dos grandes problemas da democracia não seria, seguramente, a escassa participação das populações nos atos eleitorais. (Disponível em: https://www.jn.pt/opiniao/vitor-santos/o-futuro-e-dos-pirralhos-11608999.html) Os diferentes gêneros textuais exercem uma função social específica e apresentam uma intenção comunicativa definida. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que o gênero discursivo que melhor define o texto acima é: A-Relatório científico. B-Editorial. C-Notícia. D-Crônica. E-Conto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O texto exposto na questão, pode ser classificado como um texto do gênero Editorial (letra a).
O gênero discursivo Editorial, é sempre caracterizado por ser um modelo textual que geralmente é visto em jornais e revistas, quando determinado fato a ser noticiado, não é noticiado com impessoalidade.
Vemos que o texto da questão nos mostra uma noticia em que o autor expõe a sua opinião, e dirige uma crítica ao ato do presidente. Além disso pela referência do texto, vemos que ele pertence a um jornal. Sendo assim podemos concluir que ele é do gênero editorial.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás