História, perguntado por anabeatrizdbr, 9 meses atrás

o futsal é praticado apenas por homens.
justifique a frase falsa:​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaodezenha
3

Resposta:

E falsa porquê e praticado tanto por homens quanto por mulheres


anabeatrizdbr: obg
Respondido por nome256
1
O futsal começou a ser praticado em 1930 por jovens frequentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo e em Montevidéu, no Uruguai. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram “peladas” nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.




0 e 40, este “protótipo” do que viria a ser o futebol de salão era intensamente praticado nas ACMs dos dois países.

Com isso concluímos que de fato, a prática de um tipo de futebol dentro de quadras começou na Associação Cristã de Moços, seja ela no Brasil ou no Uruguai.

O futsal difundiu-se rapidamente por outros estados e na década de 50 começaram a ser fundadas as federações estaduais de futebol de salão. Até 1958, São Paulo e Rio de Janeiro disputavam a primazia do jogo, havendo divergências entre as regras locais. Tudo se resolveu com a oficialização da prática pela Confederação Brasileira de Desportos nesse ano, que padronizou as regras e aceitou as federações estaduais como filiadas.

Alcançando grande notoriedade, o futsal foi introduzido em Clubes Sociais com E.C. Sírio (pela pessoa de Habib Mahfuz), Sociedade Esportiva Palmeiras (por Vinícius Fanucchi), São Paulo Futebol Clube (Raul Leite), A. A. São Paulo (Orlavro Donice), Clube Atlético Ipiranga (Nílton Freire), Banco do Brasil (Ciro Fontão de Sousa), S.C. Corinthians (Pedro Ortiz Filho), Associação Portuguesa de Desportos (Osvaldo Navega de Almeida e Artur Sarges Guerra).

Apenas em 1952, o professor Habib Mahfuz criou a primeira Liga de Futebol de Salão dentro da Associação Cristã de Moços, em São Paulo e implantou a ideia de criar a Federação Paulista de Futebol de Salão, o que aconteceu em 14 de junho de 1955. Um ano antes, havia sido fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, mais antiga do Brasil.

A criação de torneios projetou o esporte para a imprensa através de grandes nomes da comunicação na época, como Raul Tabajara e José Antônio Inglêz (Gazeta Esportiva).

Em 1956, Luiz Gonzaga de Oliveira, da Federação Paulista de Futebol de Salão criou o primeiro Livro de Regras, posteriormente adotadas pela FIFUFA (Federação Internacional de Futebol de Salão).

Outro fato que dá ao Brasil a paternidade do futebol de salão é o fato da Federação Uruguaia de Futebol de Salão ser fundada em 1965, onze anos depois da brasileira.

Para se ter uma ideia da importância que este tema tem, tanto para o Brasil, como para o Uruguai, basta dizer que em 1967, com a finalidade de esclarecer o mesmo, Luiz Gonzaga, com o apoio de João Havelange ( então presidente da Confederação Brasileira de Deporto) organizaram no Rio de Janeiro o I Congresso das Federações de Futebol de Salão. Assistiram ao congresso catedráticos de educação física ligados às ACMs (do Brasil e do Uruguai). Tudo indica que a primeira das conclusões a que chegaram foi que o futebol de salão é um esporte genuinamente brasileiro.


Três fotos de crianças jogando futsal.
Fundamentos básicos do futsal

No futsal, todos os jogadores devem defender e atacar por mais que existam posições definidas. Esse esporte é muito dinâmico e permite a constante troca de posições dos jogadores.

Controle/domínio

Esse fundamento consiste basicamente em controlar e dominar a bola, geralmente após receber um passe. Pode ser feito com qualquer parte do corpo, com exceção das mãos, dos antebraços e dos braços.

Passe

É considerado um dos mais importantes fundamentos do futsal. Basicamente, é o ato de passar a bola para um companheiro de equipe. Esse passe pode ser realizado a curta, a média ou a longa distância, pelo chão ou pelo alto e, dependendo da circunstância da jogada, pode ser realizado com qualquer parte do corpo, com exceção das mãos, dos antebraços e dos braços.

Condução de bola

Neste caso, a condução é o ato de se movimentar pela quadra em diversas direções, com a bola, tendo-a sob total domínio.

Finta/drible

São dois fundamentos parecidos; a diferença é que a finta é feita sem a bola, e o drible com a bola, porém ambos têm o mesmo propósito: enganar o adversário e conseguir progredir para o gol.

Cabeceio

O cabeceio é um fundamento que pode ser realizado pelo jogador, principalmente, para três fins: defender a própria meta, realizar um passe para algum companheiro ou marcar um gol.


Perguntas interessantes