Geografia, perguntado por carlosmendes41, 9 meses atrás

O fundamentalismo islâmico expandiu-se pelo norte da África e Oriente Médio, surgindo na região grupos oposicionistas. Em 1991, na Guerra do Golfo, a Arábia Saudita permitiu a instalação de bases americanas em seu território, agravando a tensão nos grupos oposicionistas.



Explique a relação existente entre a guerra do golfo, o apoio da Arábia Saudita aos EUA e o grupo Al Qaeda.

Soluções para a tarefa

Respondido por mikiaellalimade
3

Resposta:A resistência dos afegãos tinha o apoio dos Estados Unidos, que forneciam armas e treinamentos para os militares locais.

Com o início da Guerra do Golfo (confronto entre Kuwait e Iraque) ocorreu a intervenção dos Estados Unidos (apoiando o Kuwait) e a consequente presença de soldados estadunidenses na península Arábica, berço do profeta Maomé e sede dos principais santuários do Islã. Osama Bin Laden, apesar de se opor ao Iraque, não aceitava a permanência dos soldados dos Estados Unidos na região, e iniciou uma campanha contra aquele país. Essa posição enérgica fez com que o rei Fahd o expulsasse da Arábia Saudita, em 1991.

Respondido por testado832
3

Resposta:

A Guerra do Golfo (2 de agosto de 1990 até 28 de fevereiro de 1991) foi um conflito militar travado entre o Iraque e forças da Coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos e patrocinada pela Organização das Nações Unidas, com a aprovação de seu Conselho de Segurança, através da Resolução 678, autorizando o uso da força militar para alcançar a libertação do Kuwait, ocupado e anexado pelas forças armadas iraquianas sob as ordens de Saddam Hussein.

Inserida no Oriente Médio, uma região extremamente instável, a Arábia Saudita prossegue, no século XXI, como único suporte aos Estados Unidos e à "Guerra ao Terror"; fator que têm gerado algumas tensões com os países vizinhos (principalmente com o Irão, maior opositor da intervenção norte-americana na região).

Foi considerada uma organização terrorrista pelos EUA, Reino Unido, União Europeia, Otan, Índia e muitos outros países.

A princípio, o foco de atuação da Al-Qaeda tinha por objetivo expulsar as tropas russas do território do Afeganistão. Durante esse período os Estados Unidos realizavam ajuda financeira à organização para a compra de armas e realização de treinamentos. No entanto, com a Guerra do Golfo e a instalação de bases militares estadunidenses na península arábica, sede dos principais santuários do Islã, Bin Laden iniciou uma campanha contra os EUA.

Ambos foram ou está ligado a conflitos militares que geraram muita repercussão mundialmente pelo fato de seus acontecimentos.

Perguntas interessantes