O funcionário de uma indústria metalúrgica de Sertãozinho (SP) morreu na tarde desta quarta-feira (2) vítima de um acidente de trabalho, segundo informações da Polícia Militar.
Analise as duas reportagens acima e identifique os seguintes pontos:
impactos gerados pelos acidentes à sociedade;
impactos gerados pelos acidentes à empresa;
possíveis causas dos acidentes;
formas de prevenção.
Soluções para a tarefa
a. impactos gerados pelos acidentes à sociedade;
Os impactos para a sociedade desses acidentes são: socorro e medicações; intervenções de órgãos de socorro, pessoas especializadas, e os benefícios previdenciários obrigatórios. O país também é prejudicado pela redução da população economicamente ativa; aumento da taxa securitária e também pelo aumento de impostos e taxas.
b. impactos gerados pelos acidentes à empresa;
Os prejuízos para a empresa podem ser contabilizados de duas formas: uma parte é custo direto (custo segurado) e a outra custo indireto (não segurado). Os custos indiretos que mais impactam as empresas são:
· Assistência e transporte médico de urgência;
· Interrupção da produção;
· Destruição de máquina, veículo ou equipamento;
· Danificação de produtos, matéria-prima e outros insumos;
· Embargo ou interdição fiscal;
· Aumento do prêmio do seguro;
· Investigação de causas e correção da situação;
· Atrasos no cronograma de produção e de entrega;
· Treinamento do substituto;
· Perícia trabalhista, civil ou criminal;
· Indenizações e honorários legais.
c. possíveis causas dos acidentes;
Podem-se dividir as causas dos acidentes, em atos inseguros e condições inseguras.
Atos inseguros são fatores que colaboram para a ocorrência de acidentes, são aqueles que decorrem da execução das tarefas de forma contrária às normas de segurança, ou seja, a violação de um procedimento seguro. Os atos inseguros provocam a grande maioria dos acidentes. São exemplos que podemos citar: agir sem permissão; dirigir perigosamente; não usar EPI etc.
Por outro lado, condições inseguras são consideradas falhas técnicas, que presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e dos equipamentos.
São exemplos: falta de dispositivos de proteção ou inadequados; iluminação inadequada; ventilação inadequada; excesso de ruído etc.
d. formas de prevenção.
Nos ambientes de trabalho, os riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores precisam ser evitados.
Caso não seja possível eliminar o risco, a primeira forma de prevenção, que deve ser priorizada pela empresa, é o uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), tais como: sistemas de combate a incêndios com o uso de borrifadores, detectores de fumaça, extintores, hidrantes, mangueiras, redes de proteção, guarda-corpo, corrimão nas escadas, sistemas de sinalização (placas, avisos, luzes, faixas luminosas, saídas de emergências), proteções nas áreas de perigo de máquinas.
Além desses temos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador individualmente, o risco de lesões e danos físicos.
Os tipos de EPIs variam de acordo com a atividade a ser realizada, ou dos riscos que ela traz à segurança e à saúde do trabalhador, bem como da parte do corpo que se pretende proteger: óculos, luvas, protetores auditivos, botas, máscaras, entre outros.
E juntamente com os EPCs e EPIs, temos as realizações de treinamentos que efetivamente informem ao trabalhador os riscos presentes no ambiente de trabalho e alertando para a importância do uso correto das medidas de segurança.