o funcionamento do sistema político da Primeira República e a sua
relação com o poder exercido pelos coronéis,
Soluções para a tarefa
Resposta:
república oligárquica
Explicação:
época conhecida como "voto de cabresto". Somente os homens e maiores de 21 anos podiam votar, e normalmente no candidato que já estava descrito na cédula de votação. Essa fase republicana foi conhecida como "café-com-leite", pois só se elegiam presidentes, os paulistas e mineiros.
A Primeira República compreende o período desde a proclamação da República até a posse de Getúlio Vargas após a Revolução de 1930.
Durante esse período percebemos a força das grandes oligarquias, principalmente Minas Gerais e São Paulo na política e também a influência e o poder que os coronéis exerciam.
O sistema político da Primeira República se fundava em alguns pilares:
- Coronelismo: Os coronéis usavam de seu poder e influência para garantir que a população votasse de acordo com seus interesses. Isso se dava a partir da distribuição de cargos públicos e até mesmo por meio da força.
- Mandonismo: Aqueles que tinham a posse da terra exerciam poder sobre as pessoas que votavam e da população em geral.
- Clientelismo: É a troca de favores entre duas pessoas, seja ela um coronel, ou político ou pessoa votante.
Essas características fizeram com que o voto nessa época ficasse conhecido como voto de cabresto, porque na verdade eram os coronéis que acabavam controlando em quem as pessoas da sua região votavam.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/6279891