Sociologia, perguntado por giulliacg2pajqaz, 9 meses atrás

O funcionalismo pode ser descrito como uma perspectiva metodológica de análise social que:

a)
credita uma característica de não historicidade ou a-historicidade às estruturas sociais, ou seja, exclui os contextos históricos como elementos importantes das formações estruturais sociais, como papéis, ações e significados sociais, uma vez que sociedades distintas teriam estruturas semelhantes, mesmo sem qualquer conexão entre elas.

b)
credita às estruturas sociais uma autonomia incorruptível com relação aos sujeitos, de forma que seria imutável e permanente.​​​​​​​

c)
credita às estruturas sociais a capacidade de alterar-se a partir dos movimentos sócio-históricos empreendidos pelos indivíduos.​​​​​​​

d)
credita às estruturas sociais a característica de suporte dos elementos culturais elaborados por indivíduos distintos, sendo completamente maleável e alterando sua forma sempre que os indivíduos, na forma de grupos sociais, empreendem forças em direção à alteração.

e)
credita às estruturas sociais a responsabilidade por manter as comunidades humanas ao longo dos tempos, superando conflitos bélicos e doenças que dizimaram partes importantes da população. Sem a rigidez estrutural, o homem teria deixado de viver em sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
33

A alternativa C está correta.

Podemos entender o funcionalismo a partir das ideias Skinner, onde o condicionamento respondente é um tipo de interação em que a resposta é apresentada imediatamente após a apresentação do estímulo do funcionário.

Assim a obtenção do comportamento condicionado, é formada por esses estímulos, relacionados a uma determinada resposta,onde o condicionamento operante é um mecanismo que premia essa resposta até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. 


maria1antonia: Como é entendido o conceito de funcionalismo dentro do Urbanismo Moderno?
Respondido por LucianoSabino
87

Resposta:

Letra A

Explicação:

RESPOSTA CORRETA

O funcionalismo se aproxima de uma visão mais orgânica das estruturas sociais, em que um elemento depende de outro para funcionar. Organismos não são afetados por contextos históricos, assim, pela leitura funcionalista, estruturas sociais não seriam afetadas por disputas ou movimentos históricos. Pelo contrário: esses fatos carregariam em si elementos da estrutura, uma vez que os indivíduos a reproduziam por meio de suas ações.

Perguntas interessantes