Português, perguntado por lillysabe3737, 1 ano atrás

O funcionalismo é mais que uma teoria, é um modo de pensar sobre a linguagem e suas relações com a organização do mundo, por isso não é possível delinear somente uma corrente de estudos dentro do seu enfoque. Enquanto se preocupa com as constantes transformações das formas da linguagem na sociedade, opõe-se sistematicamente ao formalismo, que foca o funcionamento interno do sistema linguístico. Tem-se difundido que o modo de pensar funcionalista surgiu das ideias do Círculo Linguístico de Praga, nos anos 20 do século XIX.Fonte: PUC-RIO. O funcionalismo. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2019.
Agora que você relembrou um pouco os preceitos do funcionalismo para a linguística, elabore uma comparação entre suas duas principais correntes, a europeia e a norte-americana, traçando aproximações e diferenças entre ambas.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
15

Sobre a corrente europeia e a norte americana de Linguística, podemos ver que a principal diferença entre as duas, é que a norte americana é baseada no Estruturalismo e a Europeia no Funcionalismo. A principal aproximação entre as duas correntes, é que ambas falharam por não entender a particularidade cultural da linguística.

 

A diferença entre as duas correntes ocorre porque o funcionalismo baseia seus estudos na unidade linguística da palavra. Enquanto a corrente Estruturalista norte americana, dá ênfase ao contexto social que envolve a linguística.

 

A semelhança entre as duas correntes, diz respeito a falha, a corrente funcionalista não entendeu a influência da cultura na linguística e a estruturalista deu muita ênfase ao contexto cultural, também falhando.

Respondido por lilbrunoo1
1

Resposta:

Explicação:

➜ Questionário I – Teoria do Conhecimento 2

O positivismo:

É uma filosofia relativista, por um lado, afirma ser experimentalismo sistemático, por outro, acredita que qualquer pesquisa sobre a causa última não é científica.

Relacione as 3 leis básicas do pensamento de Comte:

I – Teologia-Estado ficcional

II – Estados abstratos metafísicos

III – Estados da ciência

(  2 ) nos quais os fenômenos são explicados por forças ou entidades abstratas ocultas, como os princípios da vida.

( 3  ) explicam fenômenos e os faz obedecer às leis provadas por experimentos.

( 1  ) com diferentes estágios (fetichismo, politeísmo e monoteísmo), em que o espírito humano explica os fenômenos por meio da vontade transcendente ou forças sobrenaturais.

Sobre o estruturalismo saussuriano, é correto afirmar que:

Embora Saussure seja fiel à teoria linguística no sentido histórico, ele se opõe à supressão da pesquisa da linguagem como uma realidade permanente em um determinado momento.

O funcionalismo não é apenas uma teoria, é também uma forma de pensar a linguagem e sua relação com as organizações mundiais, por isso:

É impossível resumir as pesquisas mais recentes dentro de seu escopo de pesquisa.

De acordo com o conceito de valência, o espaço em branco para os verbos a serem preenchidos pode corresponder aos seguintes termos de acordo com a necessidade do verbo, exceto:

Adjetivo.

Perguntas interessantes