O fragmento evoca o seguinte princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica:
a) Examinar a própria vida.
b) Ironizar o seu oponente.
c) Sofismar com a verdade.
d) Debater visando a aporia.
e) Desprezar a virtude alheia.
Soluções para a tarefa
Alternativa A. A filosofia socrática faz com que o próprio interlocutor examine sua vida. Cuidar de si mesmo está atrelado diretamente ao princípio de examinar a própria vida, princípio essencialmente socrático.
Isso porque Sócrates quer que os seus oponentes compreendam o que é não conhecer as coisas e que admitam o que não saibam, e admitam o que saibam. Assim, o conhecimento de si mesmo se revela.
Pode-se afirmar que a filosofia de Sócrates ficou consagrada sob a forma de diálogos, posteriormente redigidos pelo filósofo Platão (A).
Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).
Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.
Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
Link: brainly.com.br/tarefa/18724217