O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta: *
1 ponto

a) o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
b) a luneta como objeto que permite ler melhor.
c) o autor como único criador de significados.
d) o caráter de entretenimento da literatura.
e) a solidariedade de outros autores.
2 — (ENEM 2014) Leia o fragmento abaixo: No fragmento desse conto de Machado de Assis, “ir ao teatro” significa “ir encontrar-se com a amante”. O uso do eufemismo como estratégia argumentativa significa: *
1 ponto

a) exagerar quanto ao desejo em “ir ao teatro”.
b) personificar a prontidão em “ir ao teatro”.
c) esclarecer o valor denotativo de “ir ao teatro”.
d) reforçar compromisso com o casamento.
e) suavizar uma transgressão matrimonial.
3 — (ENEM 2012) Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que *
1 ponto

a) A digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) O conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) A divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) A digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) O grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
4 — (ENEM 2014) O poema “A pátria” harmoniza-se com um projeto ideológico em construção na Primeira República. O discurso poético de Olavo Bilac ecoa esse projeto, na medida em que: *
1 ponto

a) a paisagem natural ganha contornos surreais, como o projeto brasileiro de grandeza.
b) a prosperidade individual, como a exuberância da terra, independe de políticas de governo.
c) os valores afetivos atribuídos à família devem ser aplicados também aos ícones nacionais.
d) a capacidade produtiva da terra garante ao país a riqueza que se verifica naquele momento.
e) a valorização do trabalhador passa a integrar o conceito de bem-estar social experimentado.
5 - (ENEM 2010) Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento). A narrativa focaliza um momento histórico-social de valores contraditórios. Essa contradição infere-se, no contexto, pela: *
1 ponto

a) falta de aproximação entre a menina e a senhora, preocupada com as amigas.
b) receptividade da senhora para com os padres, mas deselegante para com as beatas.
c) ironia do padre a respeito da senhora, que era perversa com as crianças.
d) resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto.
e) rejeição aos criados por parte da senhora, que preferia tratá-los com castigos.
Soluções para a tarefa
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01. Alternativa a) o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
02. Alternativa e) suavizar uma transgressão matrimonial.
03. Alternativa d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
04. Alternativa b) a prosperidade individual, como a exuberância da terra, independe de políticas de governo.
05. Alternativa d) resistência da senhora em aceitar a liberdade dos negros, evidenciada no final do texto.
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