Pedagogia, perguntado por guilhermeeliaspdzng5, 11 meses atrás

O fragmento de texto abaixo, de Maria Judith Sucupira da Costa Lins discorresobre a Teoria Genética de Piaget e explica um dos mais interessantes aspectos da teoria: o processo de equilibração e desequilibracão.

Leia o texto atentamente e responda a questão que propomos a seguir:

Trata-se de uma teoria que explica o conhecimento por meio da interação do sujeito com o meio ambiente, físico e social. A aprendizagem pode ser entendida como a própria adaptação obtida por um processo de equilibração e desequilibracão cons­tantes. Na prática, trata-se de uma aprendizagem buscada pelo próprio sujeito segundo suas capacidades, que são resultantes das estruturas já construídas. Além da aprendizagem de conteúdos, aprende-se a aprender, pois as capacidades não são inatas, mas resultantes da interação do sujeito com seu meio.

Não há um método piagetiano propriamente dito, mas sim inúmeras tentativas de aplicação da teoria à prática de ensino/aprendizagem. Um dos pontos a ser destacado é a atuação do professor como agente desequilibrador, que proporciona condições para a existência da interação do sujeito.

A aquisição da aprendizagem, na teoria piagetiana, se faz por meio do processo de equilibração, resultando numa adaptação que é sinonimizada à aprendizagem. Iniciado o confronto com o meio, o processo de aquisição da aprendizagem é desen­cadeado pelo aparecimento da necessidade. As sucessivas tentativas no sentido de se buscar satisfazer essa necessidade irão resultar na aquisição da aprendizagem. Trata-se de uma aquisição estrutural, pois o equilíbrio final alcançado se refere a uma estrutura.

A retenção da aprendizagem é um dos pontos fortes nessa perspectiva, pois, segundo a teoria piagetiana, o que se aprende não será esquecido, já que fará sempre parte da orga­nização interior do sujeito, que é uma função fundamental na equilibração. “







Poderíamos dar o exemplo de uma criança que aprende a pular amarelinhas pulando as oito casas até chegar ao “céu”. Se eu aumentar mais três casas vou criar um desequilíbrio. Agora ela terá que lançar a pedrinha mais longe e manter a coordenação e o equilíbrio corporal saltando mais tempo. Este desequilíbrio criará uma nova adaptação e a busca de um novo equilíbrio na estrutura anterior relacionada a aspectos psicomotores e cognitivos de “pular amarelinhas”.

Lins afirma que o professor pode ser um “agente desequilibrador” favorecendo novas adaptações, novas aprendizagens. Você concorda? Explique e dê um exemplo.

A reposta deverá ter, no máximo 15 linhas ou 250 palavras.

O programa Microsoft Word mostra o número de palavras do seu resumo. Este programa também faz a revisão ortográfica do texto. Faça a revisão ortográfica antes de enviar esta tarefa. Bom trabalho!!



Objetivos Específicos da ATD 1:

• Conhecer os princípios fundamentais em que se organizam, na abordagem genética , o conceito de equilibração, segundo Piaget e suas aplicações, especialmente no ambiente escolar.
• Estabelecer relações e contextualizar o conceito de equilibração e desequilibração, na sala de aula e na vida cotidiana, por meio de exemplos.



CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA ATD1:
A nota será atribuída considerando os seguintes critérios:
- Abordagem do tema proposto
- Capacidade de argumentação
- Clareza e organização do pensamento
- Estabelecimento de relações com as experiências de vida e profissionais
- Correção gramatical na elaboração da resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

Piaget, defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

Dentre as características dessa fase apresentada no caso podemos destacar:

A capacidade de buscar identidades e diferenças além do percebido.

Por fim, é importante que o método desenvolva a inclusão dos conteúdos no aprendizado assim como a prática social através da aprendizagem, direcionando a transmissão do conhecimento para a articulação didática.


ederfernandesita: alguem tem mais alguma resposta..
Respondido por euellenrocha
2

Resposta:

Explicação:

Se durante o processo de ensino aprendizagem, o objetivo é aprender a aprender, sim, o professor pode ser considerado um agente desequilibrador na vida do educando, pois o professor estimula, busca desenvolver no aluno o sentido de poder conhecer, de saber, de ultrapassar aquilo que ele já conhece, desperta a curiosidade de descobrir algo já conhecido, mas, que por algum motivo é diferente, novo.

Temos como exemplo, as letras. 1) Quando crianças, vemos letrinhas e sabemos que aonde elas estão, existe uma mensagem, embora, não saibamos o que é. 2) quando começamos a ir à escola, passamos a aprender o nome de cada letra. 3) Depois de saber o significado de cada letra em seu sentido individual, descobrimos que se juntarmos algumas delas, elas tem significados diferentes.  

Exemplo: De principio, com a ajuda do professor, associamos uma letra à uma palavra: A de Amor, ou A de Abelha, e depois, com a ajuda do mesmo, descobrimos que a letra A não é associada a apenas uma palavra, ou duas, mas sim, à inúmeras outras, descobrimos que ela pertence a um universo gigantesco, não está somente escrita, mas também é falada e ouvida.

Perguntas interessantes