O fragmento de texto a seguir é um relato de um operário do século XVIII em uma fábrica inglesa. Utilize-o como base para responder as questões a seguir.(...) Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas. Adaptado de: Capítulos na vida de um garoto de fábrica de Dundee. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998. a) O texto faz uma crítica a um dos principais problemas enfrentados pelos trabalhadores no início da revolução industrial, que é recorrente até os dias de hoje. Que problema é este?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a exploração dos recursos da natureza. Além disso, foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.
gabrielscoliveira1:
não entendi essa resposta
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás