História, perguntado por groot12492, 11 meses atrás

O fragmento de discurso a seguir foi proferido pelo líder bolchevique Trotski. Nele, são explicadas as razões que o teriam levado a adotar o comunismo de guerra.

O partido quis e esperou, de inicio, conservar no quadro do soviete a liberdade de
lutas politicas. A guerra civil trouxe a esta esperança um severo corretivo. Os partidos da oposição foram, um após outro, suprimidos. Os chefes do bolchevismo viram nestas medidas, em evidente contradição com o espirito da democracia sovietica, não decisões de principio, mas
episódicas necessidades de defesa.

De acordo com o fragmento, responda no caderno as questões a seguir

a) Segundo Trotski, quais foram os motivos que levaram os líderes bolcheviques a adotar uma postura repressiva que, teoricamente, ia contra seus principios democráticos?

b) O que representava para os líderes dos sovietes a tomada dessas medidas por parte dos lideres bolcheviques?

De que forma essa medida se mostrava contrária à proposta que os bolcheviques pretendiam implantar com a revolução?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ymrp2007
28

letra a)

a necessidade de defender a revolução. para isso, segundo Trotski, seria preciso reprimir qualquer movimento de contestação ao regime.

letra b)

significava sua exclusão do governo que se instalou na Rússia com a  revolução.

letra c)

Lenin, líder bolchevique alegava, em suas teses de Abril, que a revolução era necessária para a implantação da ditadura do proletariado, uma segunda fase da revolução socialista. excluir os sovietes do governo, no entanto, era excluir os próprios trabalhadores do poder. assim, a implantação de um regime socialista na Rússia, sem a participação popular, nada mais era que a substituição de um governo por outro, ambos sem tal participação.

Respondido por nataliafransantos
3

a)Segundo Trotsky, os motivos que levaram os líderes bolcheviques a adotarem medidas repressivas o surgimento de opositores o que resultou em uma guerra civil e a necessidade de promover a defesa da Revolução.

b)Para os líderes sovietes, essas medidas repressivas representavam decisões episódicas para a defesa que era necessária naquele momento.

c)Essa medida se mostrava contrária à proposta dos bolcheviques porque o partido sempre, segundo o fragmento de Trotski, quis manter a liberdade e as lutas políticas.

O Comunismo de Guerra e a Revolução Russa

Após a Revolução de Outubro, começou dentro do país uma guerra civil, entre os anos de 1918 e 1921. Essa guerra ocorreu entre o Exército Vermelho, formado pelos revolucionários e o Exército Branco, formado pelos antigos oficiais do regime czarista e outros contrarrevolucionários.

Nesse período, com a intenção de vencer os opositores, os revolucionários bolcheviques adotaram medidas extremas baseadas no uso da força e violência, impondo trabalhos obrigatórios, confiscando alimentos dos camponeses e centralizando a economia.

Essa política econômica, adotada pelo líder bolchevique Lênin ficou conhecida como Comunismo de Guerra e visava garantir o abastecimento da Rússia durante o período da guerra civil, o que garantiu a vitória dos bolcheviques.    

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o Comunismo de Guerra e a Revolução Russa em: https://brainly.com.br/tarefa/30789561

Anexos:
Perguntas interessantes