ENEM, perguntado por giovanastella4959, 9 meses atrás

O fragmento abaixo é extraído da 4a peça do Quaderno Musicale di Annalibera, de Luigi Dallapiccola. Trata-se de umaobra composta em 1952. Por que este fragmento, embora extraído de uma obra dodecafônica, apresenta fortesonoridade tonal?(A)Porque todas as dissonâncias estão resolvidas.(B)Porque sua série está construída sobre saltos de 3a.(C)Porque os saltos melódicos estão dentro da tessitura vocal e o acompanhamento é estável e regular.(D)Porque a união de melodia e acompanhamento forma tríades e tétrades comuns no sistema tonal.(E)Porque seu ritmo, embora irregular, auxilia a compreensão das progressões harmônicas.

#ENADE

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Joselittle
0

Alternativa D.

O fragmento apresenta forte sonoridade tonal devido às tríades e tétrades, existentes por causa da união de melodia e acompanhamento, e que são bastante comuns no sistema tonal.

As tríades e tétrades definem-se como conjuntos de notas musicais cujas quais são ''empilhadas'' em terças, sendo que as tríades representam conjuntos de três notas, enquanto as tétrades representam conjuntos de quatro notas.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes