O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Revolução francesa, de 1789, e a Revolução Russa de 1917. “Para os socialistas da segunda metade do século XIX (...) a Revolução francesa é portadora de uma esperança que tem um nome, mas não um rosto. Tudo muda com 1917. A partir de então a Revolução Socialista possui um rosto: a Revolução Francesa deixa de ser a matriz a partir da qual pode e deve elaborar-se uma outra revolução libertadora.” Essa relação é possível, entre outros fatores, pois: *
a. a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para além e suas fronteiras.
b. a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa foi dirigida pelos “Sans-culottes”
c. as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores.
d. a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesa teve caráter burguês e a Russa aristocrático.
e. a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a francesa teve efeito apenas para nobreza e a Russa para a burguesia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadas propostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmente transformadores.
Vamos analisar cada uma separadamente:
Revolução Francesa: A causa principal era a luta contra o regime absolutista do Rei Luíz XVI, onde as pessoas influenciadas pelo Movimento Iluminista começaram a procurar seus direitos e uma melhoria de vida. Pois enquanto a população sofria, a nobreza e o clero estavam vivendo no luxo.
Revolução Russa: Também caracterizada pela insatisfação do povo, que estava passando por varias necessidades, com o modelo de governo do czar que apenas enriquecia a monarquia. O revolução explodiu mesmo, depois do episódio do Domingo Sangrento onde o czar mandou matar a população que estava manifestando sua insatisfação no Palácio de Inverno.
Espero ter ajudado! Bons Estudo