Geografia, perguntado por felipinhofelipinho58, 6 meses atrás

O fragmento a seguir é de uma entrevista com o historiador Mustafa Yazbek, estudioso dos povos árabes.

Expansão islâmica – Muçulmanos dominaram península Ibérica

O que essa religião representou para os árabes?

Maomé e seus seguidores conseguiram, com a nova religião, dar início à unificação das tribos árabes. Fortalecido por seguidas vitórias políticas e militares, Maomé conquistou a cidade de Meca. Manteve o centro religioso local, o templo pagão da Caaba, como símbolo da unidade religiosa, mas antes destruiu todos os ídolos ali existentes.

A partir daí a expansão do islamismo foi rápida?

Rapidamente, após a unificação das tribos árabes, o islamismo, expandiu-se em todas as direções. Em poucas décadas, ocupou uma extensão de terra somente comparável ao Império Romano em seu auge. Assumiria logo o papel de agente de ligação comercial entre áreas economicamente importantes do mundo de então: a Europa, a África e a Ásia.

Cite algumas contribuições culturais dos muçulmanos.

Eles contribuíram para o desenvolvimento da cartografia e da astronomia, da química e da medicina, da indústria e do comércio, da arquitetura e da matemática, da filosofia e da literatura. Introduziram no Ocidente os algarismos hindus (hoje chamados arábicos). Desenvolveram a álgebra e a astronomia.

Disso tudo pode-se concluir que o islamismo, naquela época, foi muito mais que uma religião?

Mais do que simplesmente uma religião, o islamismo pode ser definido como uma civilização, um movimento ao mesmo tempo político, religioso, econômico e social, que, a uma velocidade extraordinária – tanto em termos de tempo quanto de espaço –, se expandiu pelo mundo. O Islão começou com os árabes, mas não se limitaria a eles. Em pouco tempo, os árabes seriam um entre os vários povos formadores da civilização islâmica, ao lado de andaluzes, iraquianos, berberes, iranianos, turcos, sírios, além de outros.



De acordo com a leitura da entrevista, é possível inferir que a civilização islâmica

A
contribuiu para a dispersão do islamismo no continente europeu, porém não influenciou a Europa em aspectos culturais e econômicos.

B
teve muitas dificuldades para expandir os valores culturais, científicos, sociais e econômicos, pois somente os árabes podiam praticar o islamismo.

C
influenciou a Europa nos conhecimentos científicos, arquitetura e filosofia, o que demonstra que a presença islâmica não se limitou à expansão religiosa.

D
foi responsável por invadir e isolar a Europa do resto do mundo, o que impediu que esse continente desenvolvesse qualquer tipo de conhecimento ou estabelecesse troca cultural.


senhormatadordeporco: voces em

Soluções para a tarefa

Respondido por daniellepre2020
29

Resposta:

Letra C : influenciou a Europa nos conhecimentos científicos, arquitetura e filosofia, o que demonstra que a presença islâmica não se limitou à expansão religiosa.

Explicação:


Geniootaku: OBG
Perguntas interessantes