O fortalecimento das identidades na modernidade tardia pressupõe uma ruptura com a ideia de um povo nacional homogêneo (mesma língua e cultura)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado de identidade sociocultural.
A
Significa um modo de ser individual e se reconstrói com base nas interações sociais e econômicas.
B
Significa a construção das identidades, fundamentadas nos estudos pré-coloniais.
C
Significa a manipulação de aspectos da igualdade em relação à construção da identidade.
D
Significa a elaboração das identidades no contexto das desigualdades das interações sociais e étnico-raciais.
E
Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E
Explicação:
Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
A identidade sociocultural, de forma empírica, está relacionada ao entendimento de que um mesmo país pode apresentar um modo de pensar e ser coletivo, através do compartilhamento de experiências sociais e culturais.
Todavia, para que isto seja possível, é preciso que haja maior conscientização em relação a diversidade que impera a nação brasileira, reduzindo-se ações de preconceito e discriminação.
Resposta:
E Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
Explicação:
Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] processo significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social. Assim, a identidade articula dialeticamente com a noção de igualdade e a de diferença”. (texto-base, p. 96).