O formato institucionalizado de formação docente, consubstanciado nas Escolas Normais, tem início no Brasil na década de 1830. Dentre as principais características da formação docente no país até o final da década de 1860, pode-se afirmar que:Durante o período assinalado, a profissionalização docente seguiu sendo majoritariamente "artesanal". As escolas normais criadas sofreram com frequentes interrupções em seu funcionamento.Alambary Luz, jornalista, inspetor de ensino da Corte e diretor da Escola Normal fluminense, foi um dos principais entusiastas do ensino normal durante o 2º Reinado, em íntimo acordo com seus ideais democráticos e republicanos.Abrangeu homogeneamente o território nacional, incrementando substancialmente o número de professores, exclusivamente homens, com sólida formação teórica e prática.O governo central, ao promulgar a Reforma Couto Ferraz, na década de 1850, contribuiu decisivamente para a consolidação do modelo institucionalizado de formação docente no país.A Escola Normal da Bahia foi a primeira instituição de formação docente do Brasil, criada em 1835.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Durante o período assinalado, a profissionalização docente seguiu sendo majoritariamente "artesanal". As escolas normais criadas sofreram com frequentes interrupções em seu funcionamento.
Considerando o período descrito, é possível considerar que a profissionalização docente teve um caráter predominantemente artesanal. Em que as escolas normais existentes, apresentaram grandes interrupções no funcionamento.
A educação formal não era como a de atualmente que apresenta diversas diretrizes a serem adotadas. A educação era considerada como algo artesanal que tinha variação de acordo com o professor responsável.
Bons estudos!
Perguntas interessantes