O fluxo migratório para o estado de São Paulo no período retratado nesse mapa está relacionado:
a) à ampliação de aéreas de proteção ambiental no campo.
b) à expansão da fronteira agrícola nesse estado.
c) à reforma agrária que distribuiu terras para população.
d) ao desenvolvimento industrial desse estado.
e) ao plantio de cana de açúcar na região litorânea.
Soluções para a tarefa
Creio que seja a Letra D) "Ao desenvolvimento industrial desse estado", pois, fiz uma prova com uma questão quase igual, com a mesma foto, e coloquei essa alternativa, e estava certa.
O Estado de São Paulo, por conta da economia cafeeira, foi pioneiro no processo de industrialização no país. As indústrias instaladas atraíram milhares de migrantes internos de outras regiões. De 1960 a 1980, o maior fluxo venho da região nordeste. Portanto, a alternativa certa é a D.
Industrialização
O processo de industrialização acelerou a urbanização da cidade de São Paulo e outras do interior. Alguns efeitos pode-se perceber:
- Crescimento desordenado das cidades;
- População concentrada
- Crescimento do setor de serviços
- Domínio da cidade sobre o campo
Nesse sentido, os atrativos da cidade industrializada são intensos para populações interioranas e sertanejas. Ao mesmo tempo, há um processo de mecanização do campo, limitando o acesso de uma mão-de-obra. Assim, durante os anos 1960 a 1980 observamos o crescimento demográfico das cidades e o esvaziamento da zona rural.
As cidades tornam-se modernas, tecnológicas, mas crescem desordenadamente. No caso de São Paulo, há um cinturão tecnológico e cultura no centro expandido e um vácuo do poder público nas periferias.
Sobre migrações: https://brainly.com.br/tarefa/698768
#SPJ2