O fluxo de informação do DNA para o RNA e deste para a proteína é denominado "dogma central" da biologia molecular. No esquema abaixo, são observadas em A, B e C os mecanismos envolvidos na síntese de proteínas. DNA (A) → RNA (B) → Polipeptídeo (C) Dessa forma, marque a alternativa correta em relação aos processos que as letras representam: Para haver a correta transcrição do DNA para moléculas de RNAm, as ligações fosfodiéster do DNA devem ser rompidas. Em "B" ocorre a transcrição, em que a RNA-polimerase se liga a molécula de RNA e produzindo uma proteína. Aminoácidos são incorporados nas cadeias polipeptídicas nascentes em "C", trazidos pelos RNAr. Em "A" ocorre o splicing do DNA, fundamental para que em "B" o mRNA possa codificar a sequência correta de aminoácidos. A transcrição do DNA em moléculas de RNAm em "A" permite que ocorra a tradução de uma proteína nos ribossomos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
e. A transcrição do DNA em moléculas de RNAm em "A" permite que ocorra a tradução de uma proteína nos ribossomos.
O ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA) são dois tipos de ácido nucleicos formados por diferentes nucleotídeos. Em que a transcrição do DNA em moléculas de RNAm (RNA mensageiro) possibilita a ocorrência da tradução de uma proteína em ribossomos.
As principais diferenças entre DNA e RNA são: o DNA contém açúcar desoxirribose e o RNA contém açúcar ribose; as bases nitrogenadas do DNA são citosina, timina, guanina e adenina e do RNA é a uracila; a cadeia do DNA é dupla e a do RNA é simples e o DNA localiza-se no núcleo da célula e o RNA no interior e no exterior do núcleo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes