O flautista carioca Antônio da Silva Callado Júnior começou a praticar com seus colegas um novo gênero musical . Qual foi a década desse fato ?
Soluções para a tarefa
Joaquim Antônio da Silva Callado Jr. (Rio de Janeiro RJ 1848 - idem 1880). Compositor e flautista. Desde muito cedo convive com a música, já que o pai é professor de música, pistonista e mestre de banda na Sociedade dos Artistas e na Sociedade Carnavalesca dos Zuavos. Além disso, a família frequenta os clubes e festejos carnavalescos de meados do século XIX. Mestiço e de família pobre, é educado em casa e tem as primeiras noções de música, piano e flauta com o pai.
Instrumentista promissor, em 1866 inicia aula de regência, harmonia e composição com o maestro Henrique Alves de Mesquita, que exerce forte influência em sua formação musical. No ano seguinte, casa-se com Feliciana Adelaide Callado, com quem tem três filhas e um filho. Com família para sustentar, inicia vida de músico profissional, tocando flauta em concertos - por exemplo, como segundo flautista no Teatro Ginásio Dramático diante da família imperial -, bandas e conjuntos, em salões privados e clubes populares. Nesse mesmo ano compõe a quadrilha Carnaval de 1867, que alcança relativo êxito. Em 1869, publica a polca Querida por Todos, dedicada à amiga Chiquinha Gonzaga, com quem frequenta rodas de música. As relações com a maestrina se mantêm, eles começam a tocar juntos e realizam diversas atividades profissionais.
Espero ter ajudado nos seus estudos! Boa sorte!