O fisioterapeuta intensivista, que assiste o paciente crítico presta atendimento a pacientes graves que necessitam ou não de suporte ventilatório; assistência durante o período pós-operatório, redução de risco de complicações respiratórias e motoras. Para que os resultados do tratamento sejam satisfatório se faz necessário uma avaliação adequada, para eleger as melhores condutas para cada caso clínico.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A compressão brusca do tórax objetiv o aumento do fluxo expiratório e mobilização secretiva das vias aéreas, sendo indicada para pacientes com ausência ou diminuição do reflexo de tosse e em pacientes com dificuldade de mobilizar secreção.
II. A Aspiração endotraqueal é indicada em situações clínicas que cursam com obstrução das vias aéreas por secreção e insuficiência respiratória aguda.
III. A Ventilação mecânica não invasiva (VNI) objetiva o restabelecimento do equilíbrio entre a demanda e oferta, somado a diminuição do trabalho da musculatura respiratória. IV. O Suporte ventilatório invasivo (Ventilação mecânica invasiva) objetiva a melhora do fornecimento de O2, melhora do débito cardíaco, a redução do esforço respiratório, melhora da ventilação alveolar e diminuição da hiperinsulflação dinâmica.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Explicação: Compressão brusca do tórax - consiste em uma compressão manual vigorosa em regiões específicas do tórax, quando do início da fase expiratória da VM, objetivando aumento do fluxo expiratório e mobilização secretiva das vias aéreas.
Aspiração endotraqueal - consiste na remoção passiva secretiva, utilizando um cateter conectado a um sistema de vácuo, introduzido na via aérea artificial e nas vias aéreas superiores. Indicados em situações clínicas que cursam com obstrução das vias aéreas por secreção e insuficiência respiratória aguda.
Ventilação mecânica não invasiva (VNI) - objetiva a melhora do fornecimento de O2, melhora do débito cardíaco, a redução do esforço respiratório com a melhora da capacidade residual funcional e da mecânica respiratória, melhora da ventilação alveolar e diminuição da hiperinsulflação dinâmica em pacientes com diversas patologias na bomba respiratória, via aérea e parênquima pulmonar.
Suporte ventilatório invasivo (Ventilação mecânica invasiva) - objetiva o restabelecimento do equilíbrio entre a demanda e oferta, somado a diminuição do trabalho da musculatura respiratória.
Resposta:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Explicação: