O físico inglês Stephen Hawking (1942-2018), além de suas contribuições importantes para a cosmologia, a física teórica e sobre a origem do universo, nos últimos anos de sua vida passou a sugerir estratégias para salvar a raça humana de uma possível extinção, entre elas, a mudança para outro planeta. Em abril de 2018, uma empresa americana, em colaboração com a Nasa, lançou o satélite TESS, que analisará cerca de vinte mil planetas fora do sistema solar. Esses planetas orbitam estrelas situadas a menos de trezentos anos-luz da Terra, sendo que um ano-luz é a distância que a luz percorre no vácuo em um ano. Considere um ônibus espacial atual que viaja a uma velocidade média v = 2,0 x 104 km/s. O tempo que esse ônibus levaria para chegar a um planeta a uma distância de 100 anos-luz é igual a
A 66 anos.
B 100 anos.
C 600 anos.
D 1500 anos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D: 1500 anos.
Explicação passo-a-passo:
Essa questão está relacionada com o conceito de anos-luz. Essa é uma medida equivalente a distância percorrida pela luz no vácuo durante um ano. Seu valor é de aproximadamente 300 mil km/s.
Para resolver essa questão, vamos calcular quantos anos esse ônibus espacial com essa velocidade levaria para alcançar um planeta a 100 anos-luz. Primeiramente, vamos calcular a distância total:
Agora, vamos dividir esse valor pela velocidade média do ônibus espacial. Desse modo, temos o total de anos que levaria para completar o trajeto.
Portanto, seriam necessários 1500 anos para alcançar o planeta.
O tempo que esse ônibus levaria para chegar a um planeta a uma distância de 100 anos-luz será igual a: 1500 anos - letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
A velocidade da luz no vácuo, é projetada como 300.00,00 metros por segundo, e isso independe de qual seja a frequência ou cor, porque é no vácuo que ela atinge sua maior velocidade.
Ou seja, a luz e o ônibus especial acabam se deslocando em direção ao planeta com as distâncias fluindo de forma constante e portanto:
V = Vm
V = Δs / Δt
Δs = V . Δt
E ao saber que ΔS será o o mesmo para ambos, teremos:
Voni . Δtoni = Vluz = Δtluz
E sabendo que a luz levará 100 anos para chegar a esse determinado planeta, então:
2 . 10^4 . Δtoni = 3 . 10^5 . 100
Δtonib = 1500 anos.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/14868721
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)