o físico ernest rutherford se destacou por seus experimentos com o decaimento de substâncias radioativas, o que lhe valeu o prêmio nobel de química no início do século xx. nessa mesma época, ele realizou um experimento no qual uma delgada folha de ouro foi bombardeada com partículas alfa de carga positiva. rutherford observou que nesse experimento a imensa maioria das partículas alfa passava pelo metal sem sofrer qualquer deflexão, enquanto algumas apresentavam inesperados desvios, e umas poucas voltavam para trás. braga, j. p. química nova, vol 36, n. 7, são paulo, 2013 (adaptado). com esse experimento, rutherford verificou que o átomo apresenta, em sua estrutura, a) carga negativa no núcleo. b) núcleo pequeno e positivo. c) íons localizados no núcleo. d) eletrosfera maciça e indivisível. e) massa concentrada na eletrosfera.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa B
Explicação:
O experimento em questão é demonstrado na figura abaixo, onde temos uma amostra do elemento radioativo polônio dentro de um bloco de chumbo. A radiação alfa (α) que saía do polônio passava por um pequeno orifício do bloco de chumbo e ia em direção a uma finíssima lâmina de ouro. Atrás dessa lâmina de ouro havia um anteparo fluorescente, pois foi recoberto de sulfeto de zinco, que mostraria uma luminosidade onde as partículas alfa incidissem.
O resultado observado foi o seguinte:
A maioria das partículas continuou sua trajetória atravessando a lâmina de ouro; poucas partículas atravessaram a lâmina e desviaram-se de sua trajetória; poucas partículas foram refletidas, não atravessando a lâmina.
O fato de a grande maioria das partículas alfa atravessar a lâmina de ouro indica que a maior parte do átomo trata-se, na verdade, de espaços vazios;
O fato de poucas partículas que atravessaram a lâmina de ouro terem sofrido um desvio na sua trajetória indica que elas se aproximavam de alguma região do átomo que tivesse a mesma carga que elas, isto é, carga positiva, sendo assim repelidas;
As poucas partículas que foram rebatidas pela lâmina de ouro indicavam que o átomo possui uma região maciça que impedia essa passagem, com carga igual, isto é, positiva. As partículas refletidas bateriam de frente com essa região.