O físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) enunciou, em 1913, um modelo atômico que relacionou a quantidade de energia dos elétrons com sua localização na eletrosfera. Em relação à energia associada às transições eletrônicas, um elétron, ao absorver energia, pode sofrer a seguinte transição: JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
(a)da órbita N para a órbita M.
( b)da órbita P para a órbita O.
( c)da órbita L para a órbita K.
(d)da órbita O para a órbita P.
(e)da órbita M para a órbita L.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Bohr constatou que o elétron, ao absorver energia, podia realizar um salto quântico de camadas mais internas para camadas mais externas. Dessa forma, a única transição possível seria da órbita O para a órbita P.
Ao absorver energia, um elétron pode sofrer a transição da órbita O para o órbita P. Sendo assim, a alternativa d) está correta.
Absorção de energia no modelo atômico de Bohr
O elétron pode absorver energia por meio de fótons, e com isso, passar para um estado excitado. Quando isso ocorre, o elétron vai para um nível mais elevado de energia.
É importante lembrar que as camadas eletrônicas são nomeadas de K a Q em ordem alfabética e que a ordem dos níveis de energia cresce juntamente com a ordem alfabética. Isso ocorre somente na situação demonstrada na alternativa d).
Aprenda mais sobre estado fundamental e estado excitado em: https://brainly.com.br/tarefa/10678255
#SPJ2