O final da década de 1980 e início da década de 1990 foram marcados por uma série de eventos conflituosos em escala mundial. Entre esses conflitos destacam-se a queda do muro de Berlim, o fim da União Soviética, a hegemonia do capitalismo, a desmilitarização dos países da América do Sul. Contudo, todos estes fenômenos são aspectos de um processo global que, tanto na academia quanto no ambiente educativo, por um lado, e na sociedade civil e no cenário político, por outro, destacam a existência de uma revisão profunda das histórias nacionais e locais, uma reconsideração do passado que implica mudanças significativas na história acadêmica e transformações equivalentes na história escolar. Assim, podemos afirmar que as mudanças significativas no ensino de História, no ambiente escolar, significam que:
a) Os professores de História deverão buscar apoio nos livros didáticos, uma vez que são eles a única fonte de conteúdo válido.
b) As escolas devem, através dos professores de História, limitar as abordagens de conteúdos que possam gerar conflitos em sala de aula.
c) Os professores de História deverão mudar sua metodologia de ensino, ampliando as abordagens didáticas em sala de aula.
d) Os professores de História terão que superar os obstáculos impostos pela gestão escolar, uma vez que as aulas irão interferir nas demais disciplinas da escola.
e) As escolas deverão construir laboratórios específicos para as aulas de História, permitindo, assim, que elas sejam mais dinâmicas e atualizadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) Os professores de História deverão mudar sua metodologia de ensino, ampliando as abordagens didáticas em sala de aula.
Explicação:
Conforme os PCNs de História, o professor deve, diante às transformações do mundo globalizado, abordar, de forma ampla, os conteúdos didáticos, trazendo para dentro da sala de aula assuntos interessantes, para trabalhar os acontecimentos históricos, sem, com isso, ficar "preso" aos livros didáticos.
Resposta: C. Os professores de História deverão mudar sua metodologia de ensino, ampliando as abordagens didáticas em sala de aula.
Explicação:
Os livros didáticos servem como um dos apoios disponíveis aos professores. Contudo, existem outros materiais que devem ser considerados em sala de aula. Desta forma, as escolas devem estimular e apoiar os professores no processo de desenvolvimento didático das aulas, por meio de fomento à pesquisa, ao debate e eventos direcionados à disciplina. O professor de História deve, diante às transformações do mundo globalizado, abordar, de forma ampla, os conteúdos didáticos, trazendo para dentro da sala de aula assuntos interessantes, para trabalhar os acontecimentos históricos, sem, com isso, ficar "preso" aos livros didáticos. Lembrando que, a gestão acadêmica deve dar apoio a todos os professores da escola, fomentando, assim, um ensino interdisciplinar e multidisciplinar em sala de aula. Os laboratórios de ensino são destinados às disciplinas de Física e Química. Sendo assim, não há um espaço circunscrito para o ensino de História.