[...] o fim da Idade Média e início da Idade Moderna, caracterizado sobretudo, pela mudança do Feudalismo para o sistema Capitalista e ficou conhecido como Renascimento. Foi justamente nesse período, com a expansão de livros, que a leitura deixou de ser uma atividade coletiva e passou a ser cada vez mais um exercício individual, aumentando, assim, a preocupação com o processo de alfabetização" (SOUZA, 2019, p. 60 - 70).
SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá: Unicesumar, 2019.
Neste período surgiram as primeiras cartilhas, sendo estas utilizadas até os dias atuais em algumas regiões. Com base na afirmação e com relação às cartilhas, analise as asserções a seguir:
I. As cartilhas e manuais eram o material que existia na época, embora não sejam mais utilizadas na atualidade, essas contribuíram para bons índices educacionais e combateram evasão escolar.
PORQUE
II. Os manuais e cartilhas contribuíam para o processo alfabetizador, pois se embasavam em memorização e repetição de exercícios e textos descontextualizados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Ambas estão corretas.
A utilização das cartilhas, tiveram uma grande importância no seu período de criação, pois elas eram utilizadas a partir de dois métodos sendo:
O Sintético;
O analítico.
Deste modo, a utilização de seus elementos apesar de úteis, com o passar do tempo se mostraram antiquados, pois o nível de informação passou a crescer e as cartilhas se limitavam a formação de palavras, ficando junto do modelo tradicionalista de ensino seu uso, abrindo espaço para novas ferramentas de ensino.
Não sei se esta correta, mas a páginas 70 traz o seguinte: "A prática de alfabetização vinculada às cartilhas pouco contribuíram para a efetivação do referido processo. Composta por uma estrutura focalizada na memorização e repetição de exercícios e de textos descontextualizados do cotidiano das pessoas, as cartilhas contribuíram para um desastroso índice de reprovação e evasão escolar. Contudo era o material que se tinha para ser utilizado na escola como principal material didático. (...)" portanto na minha concepção as duas asserções são falsas (Alt. 5)