Filosofia, perguntado por gabrielsouza27Klaus, 11 meses atrás

O filósofo Sócrates viveu na recia antiga no século V a.C, Em Atenas, frequentemente era visto em espaços públicos, caminhando e dialogandocom as pessoas em especial com os jovens. De acordo com o que voce estudou sobre Socrates analise atentamente as alternativas e marque a opção falsa: A Sócrates acreditava que o diálogo dava às pessoas a oportunidade de trazerem suas ideias à luz. B Sócrates em seus diálogos procurava ajudar as pessoas a perceber o quanto de fato sabiam sobre determinado assunto, a verificar os enganos cometidos, a fim de corrigi-los, e elaborar novas ideias em conjunto com seus interlocutores. C O método utilizado por Sócrates é composto por duas etapas, a primeira chamada de Ironia, neste primeiro momento o objetivo de Sócrates é ajudar as pessoas a desfazer das crenças, valores e preconceito. A segunda etapa é chamda de Maiêutica, nela Sócrates propõe a reconstrução da propria ideia e o nascimento de um conhecimento verdadeiro. D Para Sócrates, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela. E Sócrates e os sofistas apreciavam analisar questões humanas, seus valores, verdades e fundamentos. Ambos tinham como foco unir o saber ao fazer.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariav11agac
5

Resposta:

Resposta C

Explicação:

A ironia:

A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos).

A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.

Para Sócrates, o não conhecimento ou a ignorância é preferível ao mau conhecimento (conhecimento baseado em preconceitos). Com isso, as perguntas de Sócrates voltavam-se para que o interlocutor percebesse que não está seguro de suas crenças e reconhecesse a própria ignorância.

A Maiêutica:

A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.

O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.

Sócrates compreendia que as ideias já estão dentro das pessoas e são conhecidas por sua alma eterna. Entretanto, a pergunta correta pode fazer com que a alma se recorde de seu conhecimento prévio.

Para o filósofo, ninguém é capaz de ensinar alguma coisa a outra pessoa. Somente ela mesma pode tomar consciência, dar à luz a ideias. A reflexão é a forma de atingir o conhecimento.

Por isso, é importante concluir a maiêutica. Nela, a partir da reflexão, o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo e mais perfeito.

Esse pensamento socrático serviu de base para a "teoria da reminiscência" desenvolvida por Platão.

Bom espero ter ajudado ^^

Respondido por silvanabarbosaferraz
0

Resposta:

Resposta letra C

Perguntas interessantes