O filósofo Sócrates (469 – 399 a.C) deixou sua contribuição à filosofia, ressaltando a importância do perguntar e da investigação da própria consciência que nos faria entender que em verdade pouco sabemos. Entretanto, especificamente, qual seria o método socrático utilizado nesse caso?
Soluções para a tarefa
Resposta: .
Explicação: O método socrático podia ser dividido em duas partes. O diálogo, e a refutação e ironia. O dialogo como você mesmo já disse, é perguntar e conversar como ele fazia com as pessoas em Atenas. Já a refutação e ironia, seriam o ato de perguntar de forma ironica certas coisas. Por exemplo:
Sócrates uma vez encontrou com um amigo que havia ido denunciar seu pai por ter matado um homem de fome e sede quando este mesmo quis mata-lo, e que o fez para agradar aos deuses, e então Sócrates começa a fazer perguntas do tipo "eles não são diferentes? Não pensam diferentes?" Fazendo a pessoa se envolver na questão que ele levanta e faz uma pergunta final "Como agradar todos os deuses, se estes muitas vezes não se entendem em suas decisões?" Fazendo assim com que seu amigo chegasse a conclusão de que era impossível agradar todos os deuses